Você precisa emagrecer? Calcule aqui.

Obesidade

O que é obesidade?

Definida pelo Índice de Massa Corporal (calcule seu IMC ao lado) acima de 30 kg/m² (geralmente 45 kg ou mais acima do peso normal), a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo aumento excessivo do peso corporal pelo acúmulo de tecido adiposo (gordura) e que vem recebendo atenção mundial devido ao sério comprometimento da expectativa e da qualidade de vida. Compreenda o que é obesidade →.

Doenças associadas

A obesidade, cujas doenças associadas são responsáveis pelos altos índices de mortalidade em adultos jovens, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a primeira causa de morte evitável no mundo. As doenças associadas à obesidade são: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, problemas respiratórios e de articulações, alguns quadros de câncer. Além disso, a própria qualidade de vida pode também ser comprometida, com problemas como irritações de pele, dificuldades durante o sono, fadiga, impotência, problemas menstruais. Entenda mais sobre as doenças associadas à obesidade →.

Hábitos observados entre obesos

Como a obesidade é resultado de uma combinação de fatores de caráter genético, orgânico e comportamental, os hábitos de pessoas com obesidade são variados. Entretanto, é possível observar, em pesquisas, que existem alguns hábitos que são frequentes entre os obesos.

Epidemia mundial

Além disso, a obesidade também é usualmente apontada como causa de dificuldades de interação e aceitação social, dificultando para obesos a criação e manutenção de relacionamentos sociais e afetivos, chegando até a comprometer o exercício profissional. No Brasil, a incidência de obesidade tem sido uma preocupação inclusive governamental. Tendo quase triplicado entre 1974 e 1997 (segundo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), 43,2% da população brasileira está acima do peso e 11% é obesa, afirma o Ministério da Saúde.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento adequado para o paciente depende de avaliação médica. Existem diversas opções de tratamento para obesidade, ou seja perda de peso, como o procedimento com a Banda Gástrica Ajustável Lap-Band™ e o Balão Intragástrico Orbera™.
Veja as opções aqui →.

Quer conversar com um médico próximo a você? Clique aqui →.