O que é Banda Gástrica Ajustável?

Veja uma foto ilustrativa de uma Banda Gástrica Ajustável

Lap Band®

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é um dispositivo de silicone colocado na parte superior do estômago, por cirurgia vídeo-laparoscópica, destinado a desacelerar a digestão e estimular a saciedade precoce.

Por não haver cortes ou grampeamentos do estômago, a banda gástrica ajustável é um tratamento reversível.

O seu efeito é deixar o estômago em formato de “ampulheta”, restringindo a parte superior para a recepção de alimentos. Assim, a pessoa ingere pouca quantidade de comida e fica satisfeita mais rapidamente.

Para quem é indicada a Banda Gástrica Ajustável?

A indicação de qualquer tratamento só pode ser feita por médico especialista, com base no quadro específico de qualquer paciente. O requisito para a colocação da Banda Gástrica Ajustável é de que o paciente possua um IMC superior a 35 kg/m² (calcule seu IMC ao lado) e doenças associadas, como pressão alta, diabetes.

Como é feita a colocação da Banda Gástrica Ajustável?

A colocação da Banda Gástrica Ajustável é feita por meio de cirurgia vídeo-laparoscópica, com duração aproximada de 35 minutos e não há corte ou grampeamento no estômago. Como é um tratamento pouco-invasivo, o tempo de internação é de somente um dia em hospital ou em clínica.


Entenda o procedimento de colocação da Banda Gástrica Ajustável

O que a comunidade médica pensa sobre a Banda Gástrica Ajustável?

Reconhecimento da comunidade médica

A Banda Gástrica Ajustável (Lap-Band®) é a primeira aprovada pelo FDA – U.S. Food and Drug Administration (órgão norte-americano responsável pela aprovação de alimentos, remédios e tratamentos). Com mais de 600.000 pessoas que já receberam a Banda Ajustável, observa-se a aceitação e recomendação médica pelos índices de que 30% de todos os procedimentos bariátricos nos Estados Unidos e 90% na Austrália foram de colocação da Banda Ajustável.

No Brasil, os benefícios da Banda Gástrica Ajustável foram reconhecidos pela comunidade médica, o que justifica a existência de clínicas de referência comandados por médicos reconhecidos pela sua excelência na área de conhecimentos médicos de gastroenterologia.

Estudo Científico

Existem mais de 700 publicações científicas sobre o sistema de Banda Gástrica Ajustável. O estudo realizado pelos cientistas Dixon e O’Brien mostrou que o objetivo de perda do excesso de peso é muito bem atendido (87,2% dos pacientes com obesidade de leve a moderada) com a utilização do tratamento de banda gástrica ajustável no prazo de 24 meses.

 Se comparado ao grupo com terapias não-cirúrgicas, que obteve uma taxa de sucesso de somente 21,8%, é possível observar o sucesso do tratamento da Banda Ajustável. Observou-se também que a síndrome metabólica manteve-se somente em 3% do grupo que recebeu a Banda Gástrica Ajustável, enquanto para o grupo não-cirúrgico esse índice foi de 24%.

Quais são os resultados esperados para quem colocou a Banda Gástrica Ajustável? Existem efeitos colaterais?

O tratamento da Banda Ajustável é eficiente para perda e manutenção de peso. Um ano após a colocação da Banda Ajustável é possível observar melhoria nos níveis de glicemia e insulina de jejum mesmo em pacientes diabéticos. A sensibilidade à insulina a e função da célula beta melhoram substancialmente com a perda de peso provocada com a Banda GástricaAjustável. Com isso, é possível a redução no uso de medicação hipoglicemiante oral.

Nunca foi registrado nenhum caso de rompimento de Banda Gástrica Ajustável dentro do estômago. A colocação e a permanência da Banda Ajustável não devem causar efeitos colaterais. Normalmente, o usuário não deve sentir qualquer desconforto, mas há poucos casos em que o ajuste da Banda Ajustável é necessário, o que é orientado pelo seu médico (veja a lista de médicos indicados aqui).

Quais são os cuidados necessários para quem colocou Banda Gástrica Ajustável?

O acompanhamento periódico realizado por médico para quem colocou a Banda Ajustável, como em qualquer cirurgia bariátrica, é imprescindível. Além disso, é ideal que a pessoa tenha acesso a um tratamento multidisciplinar, contribuindo para uma mudança de estilo de vida e para resultados ainda mais satisfatórios.

Por que Lap-Band®, e não Orbera™?

A Lap-Band® e o Orbera™ são dois tratamentos destinados e a diferentes quadros: enquanto a Lap-Band® é indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal superior a 35 kg/m², recomenda-se o Orbera™ para pacientes com IMC a partir de 27 kg/m². Calcule o seu IMC ao lado.

Ainda tem dúvidas?

Consulte nossa área de perguntas e respostas, aqui.


Consulte um médico na sua região para saber qual tratamento é mais indicado para você.

Procure seu médico
na sua cidade


Clique aqui
para saber mais
Digite aqui sua altura e seu peso e descubra seu índice de massa corpórea.

 
Altura (cm):
 

Peso (kg):

Label Label
* valores calculados para adultos
Abaixo do Normal Normal Sobrepeso
Obesidade I Obesidade II Obesidade III
Cálculo do IMC
© 2008-2011  Allergan. Todos os direitos reservados
Consulte seu Médico
Blog  |  Política de Privacidade  |  Copyright e Aviso Legal  |  Adicione aos Favoritos

 |  Bookmark and Share