O que é o Sistema Orbera™?

Veja uma foto ilustrativa de um Balão Intragástrico (Orbera™)

O Orbera™ é um dispositivo de silicone e preenchido com soro e azul de metileno na proporção de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho do estômago do paciente.

Sua colocação é por meio de endoscopia (mesmo procedimento utilizado em exames para a detecção de problemas de estômago como úlcera e gastrite), ou seja, não há cortes. Trata-se de uma alternativa não-cirúrgica para o tratamento da obesidade e um dispositivo seguro e eficaz para a redução de peso.

Para quem é indicado o Orbera™?

A indicação de qualquer tratamento de saúde só pode ser realizada por um médico (veja a lista de médicos em sua região clicando aqui).

Existem dois requisitos principais que o Orbera™ atende:

• Pacientes com IMC a partir de 27 kg/m² (calcule seu IMC ao lado).

• Ou pacientes em quadros graves de obesidade que precisam emagrecer para alcançar condições clínicas para submeter-se à cirurgia.


Entenda o procedimento de colocação do Balão Intragástrico
Como é feita a colocação do Orbera™?

O dispositivo de silicone Orbera™ é inserido por meio de procedimento endoscópico (mesmo utilizado em exames para a detecção de problemas de estômago como úlcera e gastrite), não havendo cortes. É um dispositivo seguro e eficaz para a redução de peso, configurando uma alternativa não-cirúrgica para o tratamento da obesidade.

Por serem procedimentos pouco invasivos, a colocação e a retirada do dispositivo de silicone são feitas com sedação em ambiente ambulatorial ou hospitalar e o tempo de internação é de meio dia.

O que a comunidade médica pensa sobre o Orbera™?

Reconhecimento da comunidade médica

Com mais de 130 mil Orbera™ (também conhecido como balão intragástrico - BIB™) colocados no mundo, a comunidade médica vem cada vez mais reconhecendo o tratamento com o Sistema Orbera™ para sobrepeso ou como preparação de pacientes super-obesos no pré-operatório como eficaz e seguro.

No Brasil, os benefícios do Orbera™ foram reconhecidos pela comunidade médica, o que justifica a existência de  clínicas de referência  comandados por médicos reconhecidos pela sua excelência na área de conhecimentos médicos de gastroenterologia.

Estudo Científico

Como muitos trabalhos científicos publicados e revisados, o estudo de Sallet, Marchesini, Ribeiro Jr., Pizani, Komoto, C. Sallet e Tussi, realizado no Brasil, observa que “resultados demonstraram que o Orbera™ (balão intragástrico) é uma técnica efetiva na preparação de pacientes super-obesos no pré-operatório”.

Conforme artigo publicado em 22 de outubro de 2008 na revista Obesity Surgery, principal referência mundial sobre tratamentos cirúrgicos para obesidade, é possível observar em pacientes submetidos à colocação do Orbera™ (Balão Intragástrico) uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, medida por indicadores como Medical Outcomes Study Short Form-36 (SF-36) e o Health Related Quality of Life (HRQL).

Quais são os resultados esperados para quem colocou o Orbera™? Existem efeitos colaterais?

A colocação do Orbera™ é eficiente para a perda e manutenção de peso, já que, ocupando um espaço no estômago, provoca uma sensação de saciedade precoce. Assim, a pessoa come bem menos e se sente satisfeita mais rapidamente.

Nunca foi registrado nenhum caso em que o dispositivo tenha se rompido dentro do estômago de um paciente. Após a colocação, em alguns casos pode-se sentir o Orbera™ no estômago, mas depois de um curto período de tempo o paciente acostuma-se com a sensação, não tendo mais desconforto.

O Orbera™, cuja colocação envolve um procedimento sem corte com internação necessária de meio dia em clínica ou em hospital, permite que o paciente continue com as atividades normais do dia-a-dia, inclusive com atividades físicas.

Quais são os cuidados necessários para quem colocou Orbera™?

É necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar do paciente que passou pela colocação de Orbera™. A equipe médica que determinará a freqüência desse acompanhamento.

Além disso, é necessário controlar a acidez do estômago durante o tratamento, com medicação específica indicada pelo médico que acompanha o tratamento.

Por que o Sistema Orbera™, e não Banda Gástrica Ajustável Lap-Band®?

A Banda Gástrica Ajustável Lap-Band® e o Sistema Orbera™ são tratamentos distintos e destinados a diferentes pacientes: enquanto a Banda Gástrica Ajustável é indicada para pacientes com Índice de Massa Corporal superior a 35 kg/m², recomenda-se o Orbera™ para pacientes com IMC acima de 27 kg/m².

Ainda tem dúvidas?

Consulte nossa área de perguntas e respostas, aqui.


Consulte um médico na sua região para saber qual tratamento é mais indicado para você.

Procure seu médico
na sua cidade


Clique aqui
para saber mais
Digite aqui sua altura e seu peso e descubra seu índice de massa corpórea.

 
Altura (cm):
 

Peso (kg):

Label Label
* valores calculados para adultos
Abaixo do Normal Normal Sobrepeso
Obesidade I Obesidade II Obesidade III
Cálculo do IMC
© 2008-2011  Allergan. Todos os direitos reservados
Consulte seu Médico
Blog  |  Política de Privacidade  |  Copyright e Aviso Legal  |  Adicione aos Favoritos

 |  Bookmark and Share